O que é a tireoide e qual a sua função?
A tireoide é uma glândula localizada na altura do pescoço, ela produz hormônios responsáveis pelo controle do organismo.
Os hormônios produzidos pela tireoide são o T3 e o T4, eles responsáveis por controlar diversas partes do organismo, como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, os ciclos menstruais, o sistema nervoso, e até o nosso metabolismo e peso. Ela controla, também, o armazenamento e a utilização de iodo e cálcio.
Sua produção dos hormônios depende do hormônio estimulador da tireoide, o TSH, e a hipófise é responsável pela criação deste hormônio.
As principais doenças relacionadas à tireoide:
- Hipotireoidismo;
- Hipertireoidismo;
- Bócio;
- Nódulos na tireoide;
- Câncer de tireoide.
Quais são os sintomas de problemas na tireoide?
Quando há alteração na produção dos hormônios produzidos pela tireoide, a pessoa pode desenvolver dois distúrbios: o hipotireoidismo, que é quando os hormônios tireoidianos são insuficientes; e o hipertireoidismo, que é quando há a produção excessiva desses hormônios.
Na maioria dos casos, esses distúrbios ocorrem devido à doenças autoimunes, isto é, o corpo passa a produzir anticorpos contra a sua própria tireóide, diminuindo, ou aumentando, a produção de hormônios.
Sintomas do Hipotireoidismo
- Diminuição da memória;
- Cansaço excessivo;
- Dores musculares e articulares;
- Sonolência;
- Depressão;
- Dificuldade em perder peso;
- Inchaço;
- Intolerância ao frio.
Sintomas do Hipertireoidismo
- Palpitação;
- Agitação;
- Tremores;
- Pouco sono;
- Sensação de muita energia;
- Cansaço;
- Câimbras;
- Perda de peso, embora a fome seja exagerada;
- Aumento do número de evacuações;
- Sensação de calor;
- Sudorese constante.
Sintomas do Bócio
- Dificuldade de engolir;
- Sensação de falta de ar;
- Rouquidão.
Sintomas do Câncer de Tireoide
Em seus estágios iniciais, geralmente não há o aparecimento de sintomas, já em estágios mais avançados é comum sintomas como:
- Aumento dos gânglios linfáticos e do volume do pescoço;
- Rouquidão;
- Tosse persistente;
- Dificuldade para engolir;
- Sensação de compressão da traqueia.
O que causa problemas na tireoide?
Hipotireoidismo e hipertireoidismo são geralmente causados por doenças autoimunes.
O bócio é o aumento do tamanho da tireoide. Ele pode ou não estar associado à hiper ou hipotireoidismo. Ele pode aparecer de forma lenta, o que faz com que o indivíduo se acostume com o nódulo no pescoço.
Algumas medicações podem causar alterações na tireoide, como amiodarona, iodo, lítio e drogas para imunoterapia.
Nódulo e câncer de tireoide não possuem uma causa determinada. Pacientes que receberam irradiação no pescoço ou que tem familiar com câncer de tireoide são mais suscetíveis.
Quando procurar um médico?
É extremamente importante realizar consultas médicas periódicas para fazer exames de check-up médico regularmente. O cuidado preventivo é essencial para evitar doenças.
Exames da tireoide
Exames de dosagem de hormônios:
Avaliando a produção dos hormônios T3, T4 e TSH.
Ultrassom da tireoide:
Feito para avaliar nódulo da tireoide. Ele mostra as características características da glândula como o tamanho e o formato.
Dosagem de anticorpos:
Para o diagnóstico de tireoidite de Hashimoto e Doença de Graves.
Biópsia ou punção:
Somente quando há o aparecimento do nódulo na tireoide e houver suspeita de câncer.
Cintilografia da tireoide:
Necessária quando há dúvida no diagnóstico de hipertireoidismo.
Por que a ultrassonografia da tireoide é tão importante?
A ultrassonografia da tireoide é um exame de imagem que permite detectar alterações no formato e no volume, cistos, tumores e também o bócio – que é o aumento da glândula. O exame possibilita o diagnóstico de diversas doenças e possibilita ao paciente as chances de um tratamento mais eficaz.
É um exame simples e indolor, que não exige preparo prévio. Como as ultrassonografias feitas em outras partes do corpo, no ultrassom de tireoide o médico aplica o gel sobre a região do pescoço e desliza o aparelho de ultrassom sobre a pele. O aparelho de ultrassom irá transmitir imagens que mostram o tamanho da glândula, o seu formato e qualquer outra alteração física que ela possa apresentar.
É um exame que não utiliza radiação e não possui contra indicações, nem exige cuidados antes e após a sua realização.
Esse exame deve fazer parte das avaliações de rotina que precisam ser feitas anualmente. Porém, caso seja necessário, o médico especialista pode definir a periodicidade e quando esse exame deve ser feito, principalmente caso seja diagnosticado qualquer alteração na glândula.
Esse exame é rápido, seguro, não invasivo e muito eficaz. Com os melhores equipamentos e a melhor equipe que a Medic Imagem Diagnósticos oferece, ele se torna um exame muito tranquilo. Por isso, ressaltamos a importância de manter o ultrassom de tireoide em dia, pois com o diagnóstico precoce haverá mais chances de sucesso no tratamento de qualquer doença.
Para que fazer a ultrassonografia da tireoide?
- Analisar nódulos encontrados pelo médico na palpação do pescoço;
- Verificar as características e padrão de vascularização (com Doppler) dos nódulos encontrados (benigno ou maligno);
- Acompanhar os nódulos tireoidianos, verificando se houve alterações ou surgimento de novos nódulos, o que pode ou não indicar a necessidade de punção ou cirurgia para estudá-los ou removê-los;
- Analisar a glândula tireoidiana aumentada, verificando a provável causa, determinar seu tamanho e posteriormente acompanhar a evolução;
- Verificar a causa da dor na região da tireoide;
- Analisar anormalidades tireoidianas detectadas por outros exames;
- Verificar a topografia da tireoide após procedimento cirúrgico, avaliando se houve recidiva (retorno do tumor), surgimento de novos nódulos ou linfonodos (gânglios) suspeitos.
Tratamento de Problemas na Tireoide
Quando há o diagnóstico de distúrbios como hipotireoidismo e hipertireoidismo, é necessário fazer o acompanhamento com o médico endocrinologista. Geralmente os casos são tratados com remédios que auxiliam na regulagem dos hormônios.
No caso do câncer de tireoide, é necessário fazer cirurgia, mas quando há apenas o surgimento de nódulos, não é necessário tratamento, apenas acompanhamento caso haja alguma alteração.
Quais exames para avaliar a tireoide que a Medic Imagem Diagnósticos oferece?
- Ultrassonografia de Tireoide
- Ultrassonografia de Tireoide Com Doppler
- Punção e Biópsia da Tireoide
Na Medic Imagem Diagnósticos nós temos uma equipe especializada e extremamente preparada para te receber. Visando o bem estar e o conforto de nossos clientes, trabalhamos apenas com equipamentos de ponta e todos os exames realizados são feitos com muita segurança.